Já vamos começar te dando uma das respostas, o Yoga é para todos. Não há pré-requisitos para a prática e é uma atividade inclusiva: crianças, idosos, grávidas, mães com bebês pequenos, sedentários, atletas, homens e mulheres podem praticar. Também pode ser praticado em casa, com orientação online, por exemplo. O principal cuidado é que assim como outras atividades físicas, a prática deve ser adaptada às necessidades de cada pessoa. A possibilidade de adaptação a diversos perfis, inclusive, é o primeiro benefício.

                O principal diferencial do Yoga é o trabalho da mente associado ao corpo, por isso é muito indicado para prevenir ou tratar depressão, ansiedade e pânico. As posturas e a respiração conscientes são feitas com atenção plena ao momento, afastando o praticante de pensamentos sobre o passado ou futuro, concentrando-se no aqui e agora. Deixar de lado as preocupações por um instante e estar presente é um grande benefício para a saúde mental, além de refletir também em atividades de concentração do dia a dia.

Se você sente rigidez e tensões , a mobilidade irá tornar seu corpo mais flexível. “Um dos objetivos do Yoga é melhorar a flexibilidade através das posturas, então justamente quem mais precisa praticar são aqueles que se sentem dessa forma”, comenta Janaina Castellani, instrutora de Yoga do Projeto Superação. A prática leva em consideração o nível do praticante e se você for iniciante, não começará fazendo as posturas mais complexas. Aos poucos desenvolverá a consciência corporal, compreendendo melhor não apenas seu corpo físico, mas também suas emoções e pensamentos.

                O Yoga estimula todo o sistema endócrino, portanto também libera endorfina e serotonina, hormônios que trazem a sensação de relaxamento e ajudam na oxigenação do sangue. Para além dos músculos e articulações, a prática ainda massageia órgãos internos em determinadas posturas e movimento e por isso deve ser orientada por profissional. Algumas respirações e posturas não serão indicadas para alguns casos, como por exemplo para mulheres grávidas ou no período menstrual.

Se você deseja começar a praticar Yoga, procure bons instrutores, como a Janaina aqui do Projeto Superação e se desprenda de frases como “não consigo”, “não sou capaz”, “nunca vou fazer isso”. Podem parecer apenas frases, mas elas influenciam no seu desenvolvimento. Todos que estão em níveis avançados um dia começaram de onde você começará, então, dê o primeiro passo!